Proporção Divina


“A proporção áurea ou número de ouro ou número áureo ou ainda proporção dourada é uma constante real algébricairracional denotada pela letra grega \varphi ( phi) e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618. É um número que há muito tempo é empregado na arte. Também é chamada de: razão áurearazão de ourodivina proporçãoproporção em extrema razãodivisão de extrema razão.

É freqüente a sua utilização em pinturas renascentistas, como as do mestre Giotto. Este número está envolvido com a natureza do crescimento. Phi (não confundir com o número Pi (?), quociente da divisão do comprimento de uma circunferência pela medida do seu respectivo diâmetro), como é chamado o número de ouro, pode ser encontrado na proporção em conchas (o nautilus, por exemplo), seres humanos (o tamanho das falanges, ossos dos dedos, por exemplo), até na relação dos machos e fêmeas de qualquer colméia do mundo, e em inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem do crescimento.

Justamente por estar envolvido no crescimento, este número se torna tão freqüente. E justamente por haver essa freqüência, o número de ouro ganhou um status de “quase mágico”, sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores. Apesar desse status, o número de ouro é apenas o que é devido aos contextos em que está inserido: está envolvido em crescimentos biológicos, por exemplo. O fato de ser encontrado através de desenvolvimento matemático é que o torna fascinante.”

Proporção Áurea, Sequência de Fibonacci, Número de Ouro. Provavelmente você já escutou alguns desses termos ao longo de sua vida, talvez por ser um tema tão rico, tão misterioso e que, por isso, atrai tanta atenção.

Tudo começou com Leonardo Fibonacci, que foi o primeiro a entender que numa sucessão de números, tais que, definindo os dois primeiros números da sequência como 0 e 1, os números seguintes serão obtidos por meio da soma dos seus dois antecessores, portanto, os números são: 0,1,1,2,3,5,8,13,21,34,55,89,144,233,377… Dessa sequência, ao se dividir qualquer número pelo anterior, extrai-se a razão que é uma constante transcendental conhecido como número de ouro. A partir desses estudos, foi construído o retângulo áureo e a espiral áurea, mas tem um vídeo protagonizado pelo Pato Donald que explica de forma bem mais interessante tudo isso, veja:

Há um outro vídeo, produzido por Cristóbal Vila com apoio da Etérea Studios trazendo informações sobre a dinâmica de organização dos objetos na natureza através da sequência de Fibonacci e do número Phi – 1,618. O resultado é hipnotizante:

Separamos então alguns exemplos de aplicações da proporção áurea em diversas áreas do conhecimento:

Arte

Pintores da Renascença usaram em grande parte de suas obras, dos quais destacam-seLeonardo Da Vinci:

davinci

 

 

davinci2

davinci3

Natureza

Pitágoras tinha certeza que a natureza também era lógica, assim como a matemática, e conseguiu achar uma sequência lógica que abrange infinidades de elementos na natureza:

espiral_natureza_fibonacci copy

182577397_aa27d7830d

butterfly

010-650x484

011-650x483

012-650x515

Homem

A proporção também foi encontrada em nosso corpo:

_prop_aurea_001

1_proporcao_aurea_na_mao

Arquitetura e Design

Talvez as áreas que mais aplicaram a proporção foram essas, e fizeram com que produtos, marcas e prédios que vemos no cotidiano venham da mesma base:

apple-aureatumblr_lmy5vp9zl21qlzfx0o1_1280

tumblr_lmy57fiCYj1qlzfx0o1_1280

 

(Parte interna do MacBook Air)

iphone-razao-aurea

(Iphone 4. Já o iPhone 5 não se encaixa na proporção)

twitter-logo-proporcao-aurea

novo-twitter-proporção-aurea-webdialogos

dzn_The-Golden-Rules-by-Olivia-Lee-2

dzn_The-Golden-Rules-by-Olivia-Lee-10

dzn_The-Golden-Rules-by-Olivia-Lee-14

BfbvgYHCAAA6lEY

 

E até hoje artístas e designer do mundo todo utilizam esta regra pra montar suas proporções.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s